quinta-feira, abril 15, 2010

Domínio e redirecionamento


Para quem tem um domínio próprio, é interessante usar o site Zone Edit.

Trata-se de um servidor de DNS gratuíto, que redireciona um endereço configurado para outro. Meu blog pessoal está hospedado no momento no wordpress e minha URL está sendo redirecionada para acessar o endereço do wordpress.

O Zone Edit permite também configurar subdomínios. O meu blog de tecnologia está configurado com o subdomínio acquatec.ruyacquaviva.com e o meu blog de textos literários está configurado como lavra.ruyacquaviva.com.

Pode-se também configurar endereços de email. Assim sendo o endereço ruy@ruyacquaviva.com está redirecionado para uma conta do gmail e ruy2@ruyacquaviva.com está redirecionando para uma outra conta, no yahoo.

Quando eu mudar para outro provedor tanto para os blogs quanto de email, bastará mudar o redirecionamento mantendo todos os endereços que eu houver divulgado funcionando de forma transparente. Se um blog der algum problema eu posso redirecionar a URL para outro endereço, até resolver o problema. Isso confere enorme flexibilidade.

O Zone Edit é um serviço pago de gerenciamento de DNS, mas o gerenciamento gratuíto de até 5 domínios, o que suficiente para quem quer gerenciar um domínio pessoal. Existem outros sistemas, mas este é o que uso já a bastante tempo sem problemas e por isso estou recomendando.

Recomendo a todos os blogueiros, inclusive os que usam os serviços gratuítos de hospedagem de blogs, que registrem um domínio próprio e usem este sistema.

Nenhum comentário: