A Ericsson divulgou seu novo conceito em torres de transmissão, que funciona com energia eólica e é chamada de "Tower Tube", devido ao seu formato oco. Tendo como parceira a universidade sueca Uppsala e a empresa Vertical Wind AB, a Ericsson está desenvolvendo o conceito como parte de um portfólio de soluções eficientes do ponto de vista financeiro e ao mesmo tempo sustentáveis e amigas da natureza.

A torre utiliza uma turbina de quatro lâminas com cinco metros cada, e verticalmente anexas à torre. O rotor vertical das lâminas trabalha silenciosamente e minimiza a carga sobre a torre durante a operação, gerando toda a energia necessária para o consumo dos equipamentos instalados na torre. Para tanto seu consumo é 40% menor que uma torre tradicional, ajudando a manter os custos baixos de operação.
Se bem sucedido, o conceito abre a possibilidade de uma comunicação portátil a baixo custo, com impactos reduzidos ao meio ambiente.
Como ela pode ser adaptada à diversos tipos de transmissão, com vários tamanhos e cores, pode ajudar também a reduzir a poluição visual provocada pelas torres de transmissão e retransmissão que povoam o ambiente urbano, abrindo grandes possibilidades estéticas, arquitetônicas e urbanísticas. Trata-se de transformar, também no campo estético, lixo em produtos ou, no caso, feiúra em beleza.
Outra possibilidade, não citada pela Ericson, que me vem à mente é a dessas torres (pelo menos as maiores) poderem produzir mais energia do que consomem, transformando as cidades em fazendas eólicas com reduzido custo de implantação.
Fontes:
http://www.slashphone.com/ericsson-unveils-wind-poweredhttp://www.ericsson.com/campaign/towertube/